Poupança energética através da gestão do ganho de calor

A proteção solar dinâmica é necessária para criar uma fachada de alto desempenho!

As janelas numa fachada são o elo mais fraco em termos de transferência de energia, em ambas as direções. Apesar de o vidro moderno se ter desenvolvido a um ritmo impressionante, ainda não oferece os valores dinâmicos g, U e LT necessários para satisfazer as várias necessidades durante o ano e otimizar assim o clima interior e o desempenho energético.

A única maneira de resolver esta situação é aplicar uma combinação inteligente de algumas funções básicas no edifício. Uma proteção solar dinâmica e uma escolha correta do tipo de vidro, em combinação com um aquecimento, arrefecimento e iluminação controlados por presença. A ciência provou-o há alguns anos e agora o mercado exprime a respetiva procura. Em termos de proteção solar, a "chave para o sucesso" reside na forma como a mesma é controlada.

As nossas estratégias dinâmicas de arrefecimento e aquecimento procuram reduzir a taxa de consumo de energia necessária para o funcionamento de um edifício, assegurando ao mesmo tempo um clima confortável para os ocupantes. Basicamente, isto pode ser resumido como: apoiar o arrefecimento e/ou aquecimento quando for necessário (pode saber mais sobre o isolamento dinâmico abaixo):

  • O conforto e a eficiência energética durante as estações frias requerem uma estratégia de aquecimento: capturar o ganho de calor solar, armazená-lo em massa térmica, retê-lo através de isolamento e transmiti-lo para o edifício conforme necessário.
  • O conforto e a eficiência energética durante as estações quentes requerem uma estratégia de arrefecimento ao prevenir ganhos indesejáveis de calor solar e ao reduzir ao mínimo a necessidade de arrefecimento artificial.

Colaboramos com os melhores Parceiros

]>
PASSIVHAUS

Passivhaus é uma norma internacional de EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, CONFORTO e QUALIDADE DO AR INTERIOR para a construção de edifícios com MUITO BAIXO ou NULO. A máxima garantia de que as janelas e portas são de alto desempenho já que os vãos são o “ponto fraco” da envolvente e por isso deve-se atentar para as suas características no projeto, na sua correta colocação durante a obra bem como nas suas proteções solares.

PEP ECOPASSPORT

PEPecopassport® é o programa de referência internacional para declarações de produtos ambientais para os setores elétrico, eletrônico e de aquecimento e refrigeração. A Somfy subscreve o programa declarando a sua intenção e esforços para alcançar a sustentabilidade do negócio. Este é o reconhecimento europeu da associação PEP como membro permanente do subgrupo Pegada Ambiental (Environmental Footprint).

ES-SO

European Solar Shading Organization é uma organização sem fins lucrativos localizada na Bélgica. É a organização que reúne associações profissionais de proteção solar nos diferentes Estados-Membros da UE e inclui alguns membros não comunitários. Nos países não há associações comerciais profissionais, empresas individuais proeminentes são convidadas a se unir como membros associados. Garante que a voz da indústria seja ouvida e que a UE cumpra os seus ambiciosos compromissos de eficiência energética.

Princípios do Dynamic Insulation™

O Dynamic Insulation™ funciona ao posicionar os dispositivos de proteção solar na fachada de acordo com as necessidades em qualquer hora, dia ou estação, de forma a gerir a troca térmica entre o exterior e o interior do edifício.


Princípios do isolamento dinâmico nas estações quentes (durante o dia) e nas estações frias (durante a noite).

De acordo com as necessidades em qualquer hora, dia ou estação...

O Dynamic Insulation™ cria valores g (coeficiente SHGC) e U bastante flexíveis e úteis ao posicionar os dispositivos de proteção solar na fachada em função das necessidades em qualquer hora, dia ou estação. Isto permite uma melhor gestão da troca térmica entre o exterior e o interior do edifício. Este resultado só pode ser obtido com um sistema de domótica corretamente programado.

O coeficiente de transferência de calor geral (valor U) mede a taxa de transferência de calor através da área da janela; quanto mais baixo o valor U, melhor o isolamento. Para medir o desempenho do Dynamic Insulation™, os valores U para os vidros e os dispositivos de proteção solar têm de ser combinados: o vidro simples com um dispositivo de proteção solar pode fornecer um valor U superior ao do vidro duplo.  Um exemplo:

1. Vidro simples: U=5,9
2. Vidro duplo: U=2,7
3. Vidro triplo: U=1,8
4. Vidro duplo com estores exteriores: U<1,8

Impacto na poupança energética

A proteção solar dinâmica tem impacto em vários fatores, reduzindo assim o consumo de energia do edifício durante o ciclo de vida do mesmo.


Parâmetros chave que, em conjunto, são uma parte importante do planeamento e da estratégia para otimizar uma solução para um edifício:

  • g: a percentagem de energia que entra na divisão apenas através do vidro (equivalente ao coeficiente de ganho de calor solar – SHGC)
  • gtot: a percentagem de energia que entra na divisão através do vidro e da proteção solar
  • U: a medição da capacidade de isolamento do estore e vidro
  • Lt: o coeficiente de transmissão da luz (LT)
Reduzir o consumo de energia do edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo:
  • Permitir a "restruturação" do equipamento AVAC instalado
  • Melhorar os valores U ao reduzir a perda de calor
  • Permitir uma menor utilização de vidro revestido
  • Reduzir significativamente o ganho de calor
  • Maximizar a utilização da luz natural
  • Reduzir a necessidade/utilização de luz artificial

O coeficiente de ganho de calor solar

O gráfico acima mostra uma seleção de especificações de vidro, com o transparente simples, o transparente duplo e vários níveis de superfícies seletivas, apresentando os valores g e LT para cada tipo de vidro.

A utilização de vidro transparente combinado com a proteção solar dinâmica permite-lhe "abrir ou fechar" o fluxo de energia que passa através da janela em função das necessidades a qualquer hora do dia, semana, mês ou estação. Faça a gestão do ganho de calor durante o verão e da perda de calor durante o inverno. Também terá uma solução para gerir o brilho. Esta é a ideia por trás do "valor g dinâmico".

O valor da flexibilidade...

O coeficiente de ganho de calor solar (valor g ou SHGC) mede a transmissão da energia solar através das janelas. O valor gtot é o valor g de um vidro combinado com a proteção solar.

O gtot (ou sistemag) necessário na maioria dos edifícios atuais tem de ser tão baixo como 0,10-0,15, um valor muito inferior ao que o vidro simples consegue proporcionar.

Ao utilizar vidro transparente não revestido ou até mesmo Low-Iron combinado com uma proteção solar dinâmica, vai ter a flexibilidade de alterar o gtot de acordo com as suas necessidades atuais e manter sempre o valor LT (transmissão de luz) o mais elevado possível.

Idealmente, o valor g deve estar no mínimo no verão, para reduzir o ganho de calor, e alto no inverno, para tirar proveito da vantagem de uma fonte de calor gratuita.

Isto pode ser alcançado ao combinar os dispositivos de proteção solar e a escolha de vidro de forma inteligente, de modo a reduzir as necessidades de arrefecimento e de aquecimento para o mínimo possível. Em breve, irá aperceber-se do valor acrescentado da flexibilidade em comparação com a situação estática da utilização exclusiva de vidro. Esta é a base do Dynamic Insulation™.

Contacte-nos para saber mais sobre as vantagens da proteção solar dinâmica!