Poupança energética através da gestão do ganho de calor
A proteção solar dinâmica é necessária para criar uma fachada de alto desempenho!
As janelas numa fachada são o elo mais fraco em termos de transferência de energia, em ambas as direções. Apesar de o vidro moderno se ter desenvolvido a um ritmo impressionante, ainda não oferece os valores dinâmicos g, U e LT necessários para satisfazer as várias necessidades durante o ano e otimizar assim o clima interior e o desempenho energético.
A única maneira de resolver esta situação é aplicar uma combinação inteligente de algumas funções básicas no edifício. Uma proteção solar dinâmica e uma escolha correta do tipo de vidro, em combinação com um aquecimento, arrefecimento e iluminação controlados por presença. A ciência provou-o há alguns anos e agora o mercado exprime a respetiva procura. Em termos de proteção solar, a "chave para o sucesso" reside na forma como a mesma é controlada.
As nossas estratégias dinâmicas de arrefecimento e aquecimento procuram reduzir a taxa de consumo de energia necessária para o funcionamento de um edifício, assegurando ao mesmo tempo um clima confortável para os ocupantes. Basicamente, isto pode ser resumido como: apoiar o arrefecimento e/ou aquecimento quando for necessário (pode saber mais sobre o isolamento dinâmico abaixo):
- O conforto e a eficiência energética durante as estações frias requerem uma estratégia de aquecimento: capturar o ganho de calor solar, armazená-lo em massa térmica, retê-lo através de isolamento e transmiti-lo para o edifício conforme necessário.
- O conforto e a eficiência energética durante as estações quentes requerem uma estratégia de arrefecimento ao prevenir ganhos indesejáveis de calor solar e ao reduzir ao mínimo a necessidade de arrefecimento artificial.