Antes de escolheres um sistema motorizado, verifica os seguintes pontos:
1. Existe fornecimento de electricidade no ponto onde queres instalar o motor?
2. o portão funciona correctamente? abre e fecha sem teres de ser forçado?
3. as folhas do portão devem ser feitas de madeira, PVC ou metal.
4. qual é o tamanho e peso das folhas?
5. quanto espaço está disponível para instalar o motor (espaço contíguo)?
Podes ainda abrir o portão desbloqueando-o manualmente ou com uma bateria de segurança opcional.
Existem dois tipos de portão:
1. portão basculante: consiste em duas folhas e pode ser motorizado de quatro maneiras diferentes: - Motores com armas. Isto minimiza a pressão sobre a estrutura e abre-se rapidamente para proteger o portão. - Motores hidráulicos. Estes são perfeitamente desenhados para espaços pequenos ou se a porta estiver exposta ao vento com regularidade. No entanto, não são recomendados para portões de PVC e alumínio reforçado. - Motores integrados. Estes sistemas motorizados são 100% invisíveis e são instalados directamente no interior do portão. - Motores subterrâneos. Estes motores discretos são instalados por baixo do portão.
2. portão deslizante: o seu mecanismo pode ser montado no próprio portão ou guiado por uma calha. Para esta instalação, o sistema motorizado é seleccionado de acordo com o tamanho e peso do portão.
É mais conveniente e mais seguro. Em vez de estacionares na estrada e saíres do carro para abrir o portão, basta carregares no comando à distância e o portão abre-se em poucos segundos. Fecha-se e fecha-se automaticamente assim que passas de carro. Se alguém tentar forçar a sua abertura, o motor exerce uma força contrária. O funcionamento suave prolonga a vida do portão.