"TaHoma permite-te evitar o desperdício de energia através da criação de alertas.
Uma luz ou uma tomada está acesa há demasiado tempo, ou uma janela foi deixada aberta? Mantém-te informado com um alerta personalizado no TaHoma.
Segue os passos abaixo para os definir. Vai ao menu """"..."""" Clica em """"Energy Coaching"""" Depois, vai a """"Alertas de consumo"""" (para luzes e tomadas) ou """"Alertas de abertura"""" (para janelas). Escolhe o(s) produto(s) que pretendes e uma hora antes do alerta. Só podes definir uma duração por tipo de alerta."
"Precisas de uma ajuda do TaHoma para otimizar o teu consumo de eletricidade? O TaHoma oferece-te um conselho por semana para te orientar neste processo.
Para ativar esta funcionalidade, vai ao separador Os meus favoritos"", depois ""Adicionar um favorito"", selecciona o separador ""Conselhos"" e clica em ""Adicionar"".
Todas as semanas, será apresentado um novo conselho nos teus Favoritos. Ao clicares no banner, podes aceder à lista completa destes conselhos."
TaHoma ajuda-te a controlar o teu consumo de eletricidade à noite (modos de espera inúteis, programação do aquecimento, luzes esquecidas...) desactivando as tomadas, apagando as luzes, reduzindo o aquecimento e fechando as persianas.
Ativa o cenário "Noite" pré-definido com apenas alguns cliques no menu "Os meus cenários" para limitar os consumos inúteis sem pensar nisso.
O cenário ""Manhã"" foi concebido para que a tua casa volte ao seu estado habitual após a noite. Inclui a reativação das tomadas, a abertura das persianas e a regulação do aquecimento para uma posição confortável. Não deves incluir o teu gateway Wifi no teu cenário Noite: se o teu Wifi estiver desligado durante a noite, a TaHoma não o poderá voltar a ligar com um cenário.
Na Somfy, trabalhamos para oferecer soluções coerentes aos nossos utilizadores. É por isso que queremos que todos eles utilizem a nossa melhor e mais recente aplicação: TaHoma by Somfy. Tem muito para lhe oferecer: funcionalidades e compatibilidades alargadas, design e interface modernos, actualizações regulares.
Descubra a aplicação Somfy TaHoma!
Precisa de mais informações? Contactar a Somfy
Alguns aparelhos e protocolos não são compatíveis com a nossa nova aplicação TaHoma. Se tiver um deles e mudar para a TaHoma, deixará de o poder utilizar: Aparelhos Somfy não compatíveis
Marcas e protocolos não compatíveis
Se quiser continuar a utilizá-los a partir da sua aplicação, não mude para o TaHoma by Somfy.
Se, apesar da nova experiência oferecida pela nova aplicação TaHoma by Somfy, ainda desejar voltar à aplicação TaHoma Classic, siga o procedimento abaixo:
Os seus produtos compatíveis com a aplicação TaHoma by Somfy serão automaticamente transferidos para a nova aplicação. Aviso: Alguns dos produtos que podem ser emparelhados com a sua TaHoma não são compatíveis com a nova aplicação. Descubra abaixo quais são os produtos em causa:
Que compatibilidades perderei se mudar da TaHoma Classic para a TaHoma by Somfy app?
As seguintes funcionalidades disponíveis na aplicação TaHoma Classic não estão disponíveis na aplicação TaHoma by Somfy:
Em 29 de março de 2022, a parceria entre a TaHoma e a Sonos evoluiu. A aplicação TaHoma Classic não será compatível com a nova tecnologia de comunicação da Sonos. Para os utilizadores que mudarem para a nova aplicação TaHoma, os produtos Sonos continuarão a ser compatíveis. Para os utilizadores que continuarem a utilizar o TaHoma Classic, a ligação aos produtos Sonos poderá ser mantida, mas sem qualquer garantia. No primeiro trimestre de 2024, o serviço será definitivamente interrompido.
O TaHoma by Somfy oferece uma nova experiência, pelo que existem algumas diferenças em termos de gestão destas funcionalidades. Os cenários tornam-se cenas manuais, serão transformados automaticamente. A agenda foi redesenhada e passa a ser uma lista de cenas programadas, podendo ser necessário escolher novamente os dias em que devem ser reproduzidas. Os cenários inteligentes tornam-se cenários avançados: Os smart que utilizam "Tipos de dias" e períodos serão desactivados, uma vez que os tipos de dias não existem no TaHoma. No entanto, é possível reactivá-los facilmente, mas utilizando um tipo de programação diferente. Para os smart que utilizam condições "ou", 2 opções: Para um smart do tipo "Quando está <16° e durante a semana entre as 20 e as 21 horas ou durante o fim de semana entre as 21 e as 22 horas" (com 2 condições de tempo diferentes), o smart será dividido em 2 cenas: (Quando está <16° e durante a semana às 20 horas e Quando está <16° e no fim de semana às 21 horas. Outros smarts que utilizem uma condição "ou" serão automaticamente transferidos Para qualquer smart que utilize Períodos de tempo, como "De 12 de janeiro a 20 de junho", o smart será desativado. Poderá voltar a activá-lo.
Ao contrário da TaHoma Classic, a aplicação TaHoma by Somfy não oferece a organização dos produtos em andares. Ao mudar para a TaHoma by Somfy app, os produtos anteriormente colocados em andares terão de ser associados às divisões.
O cenário pré-definido de "Intrusão de alarme" de TaHoma permite ligar sistemas de segurança Somfy Protect e sensores compatíveis com TaHoma. Quando tiver pelo menos um sensor de abertura ou sensor de movimento e um sistema de segurança Somfy protect, o cenário pré-definido ser-lhe-á proposto. Permite que os sensores TaHoma (movimento ou abertura) façam soar o alarme Somfy Protect. Pode facilmente personalizar a cenário configurando pelo menos um dos modos do alarme e escolher qual o sensor que o deve activar.
Por exemplo:Se o seu alarme estiver no modo Total e uma intrusão for detectada por um dos seus IntelliTAGs air io, o seu Somfy Protect toca o alarme.
Para além do modelo de cenário, poderá também utilizar qualquer um dos seus sensores como gatilho para fazer soar o alarme através de um cenário avançado.
Por exemplo: Se o seu alarme estiver no modo Nocturno e for detectado fumo, o seu Somfy Protect toca o alarme.
Advertência!
Sistemas de segurança Somfy Protect compatíveis:
Nota: Esta característica não está disponível com o kit de conectividade porque não é compatível com o Somfy Protect nem com os sensores.
O cenário "Conforto térmico":
Este cenário dá-lhe a oportunidade de optimizar o seu conforto durante todo o ano, automatizando a sua protecção solar de acordo com os seus dispositivos, a estação do ano e a hora do dia.
Ser-lhe-á oferecida um cenário pré-definido, mas é livre de adaptar as condições, as acções e o calendário sempre que o desejar.
No menu "Cenários", clique em "Criar um novo cenário", depois em "Conforto térmico".
Os passos para a configurar:
1. Identificar e configurar a sua fachada mais exposta (as outras fachadas podem ser configuradas mais tarde)
2. Escolha o equipamento que se encontra nesta fachada: 2 opções.
3. Dois cenários pré-definidos serão automaticamente configurados:
Caso 1: instalação sem sensores
Programação de Verão:
Programação de Inverno:
Caso 2: instalação com sensores de luz externos
4. Pode personalizar completamente as configurações dos seus cenários, como por exemplo:
Informação importante: A estação deve ser alterada manualmente para passar da programação de Verão para a programação de Inverno.
Queres vender o teu gateway de entrada ou dá-lo a outra pessoa?
Podes facilmente fazer um reset completo dao teu gateway de entrada seguindo este procedimento.
Selecciona o menu "...":
Depois menu "Configuração da instalação"
Selecciona "Reiniciar a instalação".
Clica no botão: Reiniciar a minha instalação
Depois clica em "Não" para apagar os dispositivos emparelhados com a porta de entrada.
Faz o reset clicando no botão de confirmação
Parabéns! A tua instalação foi reiniciada:
Disponível com todos os gateways compatíveis com o aplicativo TaHoma (TaHoma switch, Connectivity kit, Connexoon RTS/io, TaHoma Rail DIN V2).
Vais sair de casa mas queres deixar a tua porta de entrada Somfy para trás?
Separa facilmente a tua conta da porta de acesso seguindo este procedimento:
Depois menu "Configuração da instalação
Depois clica em "Sim" para deixar os dispositivos emparelhados com a porta de entrada
Disponível com todos os gateways compatíveis com o aplicativo TaHoma (TaHoma switch, Connectivity kit, Connexoon RTS/io, TaHoma Rail DIN V2)
As aplicações Connexoon vão continuar a funcionar até 2027.
No entanto, não serão mais actualizados, ao contrário da aplicação TaHoma que é actualizado regularmente, oferecendo assim novas possibilidades e compatibilidades.
A mudança da aplicação Connexoon para a aplicação TaHoma é definitiva. Depois de mudares para a aplicação TaHoma, não poderás usar a aplicação Connexoon.
A mudança da aplicação Connexoon para a aplicação TaHoma é definitiva. Depois de trocares, não poderás voltar para as aplicações Connexoon.
A aplicação TaHoma oferece um design totalmente novo e uma nova interface. Também expande a compatibilidade: já não estarás limitado a produtos de um único universo de produtos (acesso, janela ou terraço), mas beneficiarás da compatibilidade com:
Verifica a compatibilidade do teu equipamento com a aplicação TaHoma:
Para além de uma interface completamente redesenhada, a aplicação TaHoma oferece-te novas funcionalidades como os cenários sugeridos e um menu de favoritos.
A nova aplicação TaHoma é actualizado várias vezes por ano, para te oferecer, ainda mais, compatibilidade e novas funcionalidades.
Algumas funcionalidades disponíveis nas aplicações Connexoon não estão disponíveis com a aplicação TaHoma.
Ao passares de uma aplicação Connexoon para a aplicação TaHoma, perderás a compatibilidade com a sirene Somfy io e o alarme Somfy RTD.
Todos os outros produtos Somfy continuam a ser compatíveis com a aplicação TaHoma.
Somfy garante que oferece soluções consistentes para todos os seus utilizadores.
Se usares um Connexoon io, todos os produtos io se tornam compatíveis, incluindo os produtos io dos parceiros:
E mais!
Se usares um Connexoon RTS, todos os produtos RTS tornam-se compatíveis:
Tanto para o io como para o RTS Connexoons, as compatibilidades nuvem a nuvem e IP estão agora disponíveis. A tua solução é compatível com produtos Somfy Protect, Somfy termóstato ligado mas também sensor de consumo Schneider mais inteligente, iluminação Legrand e fichas, Sonos, Philips Hue ou Intesis AC gateway.
Descobre aqui todas as compatibilidades:
O Apple HomeKit é um protocolo doméstico inteligente, uma forma acordada para dispositivos de diferentes fabricantes comunicarem entre si - uma forma fácil e segura de controlar acessórios compatíveis com o HomeKit usando a aplicação Home da Apple e o Siri no teu iPhone, iPad, Apple Watch, HomePod ou Mac.
Mais de 50 marcas em todo o mundo oferecem produtos compatíveis com o HomeKit e os seus dispositivos Apple. Tal como os aparelhos podem ser compatíveis com o Google Assistant e o Amazon Alexa, e controlados por esses assistentes digitais, os aparelhos também podem ser compatíveis com o Apple HomeKit (agora compatível com TAHOMA).
Siri é uma assistente inteligente que oferece uma forma mais rápida e fácil de fazer as coisas nos teus dispositivos Apple. Mesmo antes de perguntares (mais informação no website da Apple). https://www.apple.com/es/siri/
A aplicação Home permite-te controlar os teus inteligentes acessórios remotamente através da Apple TV, HomePod, iPhone ou iPad - com um toque, automaticamente ou com o Siri (saber mais no site da Apple). https://support.apple.com/pt-pt/HT204389
Com a compatibilidade do HomeKit, podes controlar os teus dispositivos Somfy a partir da aplicação Siri ou Apple Home.
Siri: basta adicionares o comando de voz a TaHoma e os teus dispositivos executarão o comando de Siri.
Diz "Hey Siri", e depois a acção e o dispositivo que queres controlar.
Home app: Procura o teu aparelho na Apple Home app e ele estará pronto para ser controlado a partir de todos os teus aparelhos Apple.
O TaHoma permite ligar equipamentos e dispositivos domésticos usando a tecnologia do HomeKit. Esta ligação é uma ligação local directa entre o dispositivo utilizado para controlar o equipamento.
Esta ligação requer um desenvolvimento específico com software integrado em cada box TaHoma.
Nota: as compatibilidades habituais desenvolvidas para TaHoma com outros parceiros de serviço funcionam principalmente através da nuvem.
O HomeKit permite o controlo a partir de qualquer lugar, configurando um dos seguintes dispositivos como um hub doméstico e deixando-o em casa: HomePod, uma Apple TV (4ª geração ou posterior) com tvOS 10. x ou posterior ou um iPad com iOS 10. x posterior configurado.
Isto irá permitir que a ligação local seja transmitida para a nuvem, permitindo o controlo a partir de onde quer que estejas.
Mais informação no website da Apple. https://support.apple.com/es-es/HT207057
Cada geração de Box deve seguir um processo de certificação específico.
O processo de certificação actual refere-se à caixa TaHoma, ou seja, à versão actual quer já tenhas TaHoma® em casa ou estejas a comprar uma nova caixa. A segunda e terceira geração de TaHoma® (V2 e Switch) são compatíveis. A primeira geração da caixa TaHoma® e a caixa Somfy (ambas em forma de quadrado) e a calha DIN TaHoma® não são compatíveis.
A nova produção da caixa TaHoma® foi actualizada para incluir as especificações do HomeKit:
A fábrica TaHoma® deve ser certificada pela MFI (Made for iPhone, programa de licenciamento da Apple). Cada caixa TaHoma® recebe um código único do HomeKit (código de configuração QR), para garantir o link para o HomeKit.
O código de configuração está disponível sob cada caixa e dentro do pacote.
Se já tens TaHoma® em casa (ou se já tens um sem detalhes do HomeKit): também funciona.
Basta usares a aplicação TaHoma® para iniciares o link HomeKit (vê o tutorial do HomeKit directamente na aplicação TaHoma®).
A compatibilidade do TaHoma® com o HomeKit deve ser oferecida a ambos:
Novas caixas produzidas com o código QR do HomeKit (logótipo e código QR de configuração). caixas existentes, que não incluem o código QR do HomeKit (para os nossos utilizadores existentes)
Para novas caixas: Como qualquer dispositivo aprovado pelo HomeKit, a caixa TaHoma® inclui os detalhes e elementos necessários para a certificação, seguindo rigorosamente as directrizes do HomeKit. Inclui o código QR do HomeKit (código de configuração) apresentado por baixo da caixa e no pacote, que é depois utilizado na aplicação Home para configurar o link.
Nota: a seguinte explicação (para caixas existentes) também funciona para novas caixas: começa a experiência com a aplicação Tahoma e depois liga-a ao HomeKit.
Uma selecção de equipamento Somfy é compatível com a tecnologia HomeKit através do TaHoma®, tal como aprovado pela Apple:
O HomeKit só permite rádio bidireccional, equipamento através de sistemas domésticos inteligentes (protocolo io-homecontrol®). Excluindo o equipamento que permite o acesso à casa. O HomeKit não permite a integração de portões, portas de garagem, janelas e fechaduras de portas.
Os dispositivos RTS não são compatíveis com o HomeKit (controlo de rádio unidireccional).
Para categorias específicas: cortinas e terraços no momento a compatibilidade dos dispositivos está sujeita a validação funcional com a caixa TaHoma® e o HomeKit, pelas equipas Apple como parte do processo de certificação. Cada aparelho deve ser testado individualmente e aprovado pelas equipas Apple. De momento: apenas as persianas e as categorias de terraço são acordadas com a Apple. E apenas uma selecção desse equipamento é compatível (ver lista de compatibilidade) (anexar link de compatibilidade). Possíveis adições posteriores estão sujeitas a planeamento por Somfy e Apple, e aprovação final pela Apple.
O HomeKit só permite cenários criados na aplicação Home ("cenas").
Os cenários TaHoma® não estão disponíveis no HomeKit. Mas podes criar cenas na aplicação Home que incluam equipamento Somfy!
Depois de o ter anunciado no ano passado, a compatibilidade finalmente chegou! A partir de 01/12/2020 TaHoma® será compatível com o Apple HomeKit para o controlo de algumas motorizações de tecnologia io-homecontrol da Siri e Home Mobile App no ipad, iphone, Mac e ipod Touch.
A maioria das compatibilidades desenvolvidas com os nossos parceiros funcionam na Nuvem, o que não é o caso do HomeKit que usa uma ligação local directa entre o smartphone ou smartphone e o equipamento que controla. Esta ligação requer um desenvolvimento específico do software integrado (e portanto local) em cada caixa.
As equipas Somfy já realizaram toda uma série de desenvolvimentos necessários que foram validados pelas equipas Apple ao longo dos últimos meses.
Cada caixa de TaHoma® e cada embalagem terá um código único do HomeKit. Para que o utilizador possa ligar a sua caixa TaHoma® ao HomeKit, cada caixa e a sua embalagem terá de indicar este código único. O equipamento io-homecontrol (motorizações de persianas e toldos, tomadas de corrente, etc.) passam por uma validação funcional com a caixa TaHoma® e o HomeKit das equipas Apple como parte do processo de certificação.
As equipas Somfy continuam a trabalhar todos os dias para expandir a gama de produtos Somfy compatíveis para controlo com o Apple HomeKit.
Subscreve a nossa newsletter e manter-te-emos informado sobre novas compatibilidades.
Descobre todas as compatibilidades com os sistemas de voz disponíveis:
https://www.somfy.pt/produtos/smart-home/tahoma-e-apple-homekit
Graças ao motor Somfy equipado com uma bateria, os portadas podem realizar cerca de vinte movimentos em total autonomia.
Os nossos motores usam a tecnologia de rádio RTS como padrão, e por isso podem ser operados ao mesmo tempo que as persianas RTS ou qualquer outro produto que integre este protocolo. Também podem ser operados através de uma caixa de automação doméstica Tahoma.
O design dos nossos produtos foi aperfeiçoado para tornar os nossos motores particularmente discretos.
O motor Yslo é instalado principalmente sob o lintel e ocupa apenas 6 cm de altura, o que geralmente corresponde à altura da soleira da janela. Desta forma, a adição do motor não restringe a entrada de luz exterior.
Sim, claro. A nossa motorização personalizada pode ser adaptada a este tipo de configuração, após um estudo de viabilidade.
Alguns produtos ligados são compatíveis com a maioria dos sistemas de aquecimento: bombas de calor, caldeiras, aquecedores, fogões de pellets, etc. Deves controlá-los através do termóstato ligado ou da válvula termostática; ou através da interface de controlo com fios ou TaHoma®. Encontra a solução certa para ti na nossa ferramenta de verificação de compatibilidade.
Para além dos controladores de aquecimento Somfy, TaHoma® é compatível com a maioria das marcas de aquecimento: Atlantic, Sauter, Hitachi, De Dietrich, Thermor, Danfoss, Honeywell e CIAT.
- Radiadores eléctricos. Os radiadores ligados dos nossos parceiros Atlantic, Thermor, Honeywell (gama Evohome) e Sauter integraram tecnologia io-homecontrol. Adiciona os radiadores à aplicação TaHoma® para ajustar a temperatura na tua casa, quarto a quarto. Depois selecciona o modo de aquecimento que queres (Eco, Conforto) quer estejas em casa ou não.
- Bombas de calor. Liga a tua bomba de calor à TaHoma® para programares o teu aquecimento à distância ou controlar o teu consumo de energia. Ciat e De Dietrich estão equipados com controlo de rádio HomeConnect (modelos Xenea e G-Kub) e Diematic ISystem (modelo HP Inverter). A tecnologia io-homecontrol já está integrada nestes sistemas. As bombas de calor Hitachi funcionam com TaHoma® através de uma porta de entrada. Verifica a página de parceiros TaHoma® para sistemas compatíveis.
Antes de escolheres um sistema motorizado, verifica os seguintes pontos:
1. Existe fornecimento de electricidade no ponto onde queres instalar o motor?
2. o portão funciona correctamente? abre e fecha sem teres de ser forçado?
3. as folhas do portão devem ser feitas de madeira, PVC ou metal.
4. qual é o tamanho e peso das folhas?
5. quanto espaço está disponível para instalar o motor (espaço contíguo)?
O Somfy Expert está vinculado à relação a longo prazo com a Somfy e assina uma carta de qualidade profissional com 10 compromissos:
1. Proximidade. Estar perto de si a fim de lhe oferecer as melhores respostas e soluções para o seu projecto.
2. Personalização. Para lhe oferecer uma experiência totalmente personalizada, com soluções adaptadas às suas necessidades.
3. Escuta activa. Temos em conta a sua visão do projecto e estamos preparados para nos adaptarmos adequadamente.
4. Confiança. Promessas fiáveis com citações detalhadas, gratuitas e sem compromisso.
5. Conhecimento. Fomos seleccionados pelas nossas competências e continuamos a ser treinados regularmente pela Somfy.
6. Qualidade. Para lhe oferecer produtos de alta qualidade do líder mundial em sistemas de motorização e de gestão doméstica
7. Pontualidade. Cumprir e implementar os prazos e orçamentos dos projectos.
8. Respeito. Manter a privacidade ao trabalhar e instalar dentro da sua casa.
9. Apoio. Acompanhando-o em cada etapa do processo de utilização da sua instalação Somfy.
10. Serviço pós-venda. Assegurar uma boa manutenção da instalação graças ao acompanhamento rigoroso das
1. pede ao instalador profissional um orçamento detalhado, especificando a marca e a referência do motor.
2. verifica se o autocolante "Powered By Somfy" está no produto instalado. Isto indica que um fabricante que trabalha de perto com a Somfy equipou o produto com um motor Somfy.
3. Verifica a marca indicada no controlo remoto da unidade.
Antes de escolheres um sistema de alarme, verifica os seguintes pontos:
1. O tipo de casa e a sua superfície (casa, plana, número de andares). Estes são elementos fundamentais a ter em conta ao escolheres o teu alarme.
2. uma ligação Wi-Fi para receberes alertas no teu smartphone no caso de um problema.
3. se tens um jardim, considera complementar o teu sistema de alarme com detectores de movimento ou uma câmara exterior.
Antes de escolher um sistema motorizado, por favor verifica os seguintes pontos:
1. Que tipo de persianas externas preferes? Duas opções: escolher entre uma persiana externa padrão ou uma persiana Zip. As persianas oferecem vantagens reais: um tecido perfeitamente esticado, maior resistência ao vento e opacidade total.
2. qual é o ângulo da tua parede? Os sistemas motorizados para estores exteriores só podem ser instalados em paredes completamente rectas (ângulo de 180º).
3. de que qualidade de tecido é que precisas? Certos critérios irão determinar qual o produto certo para ti: resistência aos UV e às intempéries, fácil de manter, etc.
1. que tipo de sistema de accionamento do obturador deve escolher? interior ou exterior?
2. que tipo de instalação deve escolher? montada na parede exterior, encastrada na parede ou instalada num lintel?
3. onde está a fonte de alimentação, da esquerda para a direita (como visto de dentro)?
4. para instalar uma solução solar, consulta um profissional.
TaHoma® é uma solução que te permite controlar o equipamento ligado na tua casa. É um companheiro que te ajuda a gerir o teu equipamento ligado todos os dias (iluminação, portas e janelas, alarmes, aquecimento, etc.) e que podes controlar a partir de casa ou em movimento com os teus dispositivos móveis ou computador.
Sim, precisas de uma ligação à Internet para te registares, ligares ao teu equipamento, configurar o TaHoma® e controlar o equipamento remotamente.
A maioria das pessoas assume que a domótica está demasiado fora do seu orçamento. Na Somfy, desenhámos um sistema de domótica flexível e personalizado. Podes começar a ligar a tua casa ligando os estores rolantes e depois, quando puderes, a porta da garagem, depois as janelas, a iluminação e assim por diante. Em termos de orçamento, algumas centenas de euros são suficientes para ligar a tua casa. Depois podes equipar a tua casa ao teu próprio ritmo e de acordo com o teu orçamento actual.
São instalados três tipos de detectores com diferentes níveis de detecção. Tudo funciona perfeitamente para que o teu animal de estimação possa mover-se livremente sem interferir com TaHoma® e com o teu equipamento conectado.